Primeira Página Jornal Opinião Município da Sertã assinou protocolo com empresa farmacêutica
 

Ter

28

Mar

Município da Sertã assinou protocolo com empresa farmacêutica
Opinião
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Município da Sertã assinou protocolo com empresa farmacêutica

Bluepharma vai plantar mais de cinco mil carvalhos em Pedrógão Pequeno

No final de abril terá início a plantação de mais de cinco mil carvalhos no Concelho da Sertã, fruto do protocolo assinado pelo Município da Sertã e pela empresa farmacêutica Bluepharma. O protocolo foi assinado no dia 21 de março, Dia Mundial da Árvore e visa plantar 5475 carvalhos, número respeitante aos dias de existência desta empresa com sede em Coimbra.

O denominado "Bosque Bluepharma" ficará em Moinho das Freiras, Pedrogão Pequeno. Esta ação de reflorestação inserida no Programa de Responsabilidade Social do grupo farmacêutico, terá início a 29 de abril.

Na cerimónia de assinatura do protocolo participaram os Presidentes da Assembleia e da Câmara Municipal da Sertã, Alfredo Dias e José Farinha Nunes, respetivamente, e, em representação do Grupo Bluepharma, o Presidente, Paulo Barradas, e a Vice-Presidente das Operações, Isolina Mesquita.

Designada por "Centro+Verde", aquela iniciativa conjunta visa garantir a plantação da espécie endógena nas condições adequadas, bem como a sua correta manutenção a médio prazo. Os seus promotores pretendem apoiar a recuperação ecológica e a preservação da biodiversidade, "tentando que seja um projeto-piloto demonstrativo da aplicação das boas práticas silvícolas", ao mesmo tempo que contribui para a boa saúde do planeta.

A Câmara Municipal da Sertã ficará responsável pela preparação e marcação do terreno e pela dinamização de entidades do Concelho, como as escolas, para colaborarem na plantação, juntamente com os colaboradores do Grupo Bluepharma, e por todos aqueles que queiram participar na atividade. Este projeto conta também com o apoio da Junta de Freguesia de Pedrogão Pequeno, que disponibiliza os terrenos e vigiará a área plantada para detetar eventuais problemas (doenças, seca, outras) e com a colaboração do SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta, na organização institucional e logística da iniciativa.

A plantação será realizada com o apoio da Aproflora (Associação de Produtores Florestais e Agrícolas da Zona do Pinhal) entidade parceira deste projeto que, nos anos seguintes, tem também a responsabilidade de assegurar a manutenção da área plantada.

 

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais
Faixa publicitária