Primeira Página Jornal Opinião Presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão destaca papel de Mário Soares na democracia portuguesa
 

Qui

19

Jan

Presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão destaca papel de Mário Soares na democracia portuguesa
Opinião
Escrito por Paulo Jorge F. Marques   
Presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão
destaca papel de Mário Soares na democracia portuguesa

Vila Velha de Ródão, 9 de janeiro - O Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, considera o falecimento do antigo Primeiro Ministro e Presidente da República, Mário Soares, uma grande perda para o País, associando-se à família, aos amigos e aos portugueses neste momento difícil, expressando-lhes sentidas condolências.
"Lamentamos profundamente o desaparecimento do Dr. Mário Soares, figura destacada do combate ao regime fascista e da consolidação do regime democrático em Portugal", refere o Presidente do Município de Vila Velha de Ródão.
Para Luís Pereira, "a luta de Mário Soares pela liberdade e o seu legado enquanto Primeiro-Ministro e Presidente da República são um exemplo ímpar de dedicação à causa nacional, unanimemente reconhecida e elevam-no a uma figura incontornável da história de Portugal. Obrigado Mário Soares!".
O Presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão destaca ainda o "papel decisivo que Mário Soares teve na integração de Portugal como membro de pleno direito na Europa com a adesão à Comunidade Económica Europeia, hoje União Europeia".

Mário Soares faleceu, no passado sábado, em Lisboa, aos 92 anos de idade. Foi um dos pais da democracia portuguesa. Esteve preso pela PIDE, 12 vezes. Foi fundador do Partido Socialista, em 1973. Desempenhou muitos cargos governativos ao longo da sua vida. Foi Primeiro Ministro (entre 1976 e 1977, e em 1978). Mais tarde, entre 1983 e 1985, foi também Primeiro Ministro, tendo conduzido Portugal à atual União Europeia. Foi Presidente da República entre 1986 e 1996, tendo na sua reeleição, em 1991, vencido com 70% dos votos. Desempenhou ainda funções de Eurodeputado, entre 1999 e 2004.

 
Tem de se autenticar (ou registar-se, se ainda não possui uma conta) para poder adicionar comentários a este artigo.

| Mais
Faixa publicitária